QIlustrada #1 – Debret

 

Estamos inaugurando o QIlustrada (Quinta-Feira ilustrada) qual terá como objetivo contar sobre os artistas e mostrar suas artes. Nossa pretensão a cada 15 dias trazer algo interessante.

 

DEBRET

 

debret

 

 

 

O mês de abril na cidade de Palmeira é especial, pois comemora-se no dia 7 seu aniversário. Para entrar nesse clima e festejar os 197 anos, a Mérula resolveu falar um pouco sobre um artista que passou por essa cidade Jean-Baptiste Debret, um artista francês.

Ele nasceu em 18 de abril de 1768 na cidade de Paris. Pintor, desenhista, gravador, professor, decorador, cenógrafo em sua juventude estudou na Academia de Belas Artes de Paris, entre 1785 a 1789.

Após a queda do imperador Napoleão e com a morte do seu filho, Debret decide integrar na Missão Artística Francesa, que vem ao Brasil em 1816. Instalando-se no Rio de Janeiro, ministrou aulas de pintura e trabalhou com sua arte em vários projetos como a decoração pública para aclamação de D. João VI. Fez viagens por várias cidades no país retratando costumes locais e paisagens.

Entre 1826 e 1827, ele esteve na região de Palmeira fazendo assim um retrato do local na época, qual chamou de Rincão dos Buracos.

debret_rincao

Rincão dos Buracos

 

casamento de D.Pedro e D.Amelia

Casamento de D.Pedro I com Amélia

 

o velho Orfeu Africano- Oricongo

O velho Orfeu Africano- Oricongo

 

tropeiros pobres de São Paulo

Tropeiros pobres de São Paulo

 

caboclo

Caboclo

 

 

Fonte:

Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira

Enciclopédia Itaú Cultural –  http://enciclopedia.itaucultural.org.br